Nesta sequência sintetizam-se e esquematizam-se as correspondências grafo-fonológicas a ensinar. Incluem-se aqui as mais úteis e não necessariamente aquelas que correspondem a uma descrição fonológica académica da língua. É lançado em simultâneo com a nova História Inovadora: "Fafá, Lulu e Vivi", que pode aceder no separador Histórias.
Objetivo Geral
- Sintetizar e esquematizar as correspondências grafo-fonológicas a ensinar.
Contextualização
Esta sequência, apresentada no Manual do Curso de Alfabetização de Adultos e Adolescentes, atende a um conjunto de princípios facilitadores da aprendizagem da leitura.
Organização
Começa-se pelo ensino das correspondências grafo-fonológicas mais acessíveis, consistentes e simples. As correspondências fonologicamente menos acessíveis, com grafemas complexos, aquelas cuja pronúncia depende de regras posicionais e contextuais, assim como as inconsistentes são introduzidas gradualmente. Do mesmo modo são introduzidas as diferentes estruturas silábicas e aumenta-se gradativamente o comprimento das palavras. Progride-se do mais simples para o mais complexo, o que facilita a aprendizagem da leitura tanto para os adultos, como para as crianças. Por exemplo, os ditongos não são considerados fonemas independentes em português, mas o seu conhecimento pode ajudar na ortografia e pronúncia. O material apresentado na escrita aparece entre os símbolos < >; a correspondência oral é indicada entre barras // com a pronúncia (transcrição fonémica) seguida de exemplo(s) para ajudar os leitores que não conhecem o alfabeto fonético internacional. Na transcrição fonémica, um ponto indica a fronteira silábica, e o símbolo de minuto logo antes da sílaba indica a sílaba forte, tónica. Os casos não apresentados no próprio módulo, mas só depois, no módulo final, aparecem em letras cinzas.
Autores
Régine Kolinsky; Isabel Leite; Cristina Carvalho e José Morais
Referência bibliográfica
Kolinsky, R., Leite, I., Carvalho, C. & Morais, J. (2022). Manual do curso de alfabetização para adultos e adolescentes. Fundação Belmiro de Azevedo. ISBN: 9798836731021.
Publicação: 07.novembro.2022
Aprender a ler e a escrever implica a apropriação do princípio alfabético, isto é, de que os grafemas representam os sons da fala, os fonemas. As relações entre grafemas e fonemas podem ser de vários tipos e têm de ser aprendidas de forma gradual.
A aprendizagem da leitura e da escrita exige perceber, assim como, aprender, a associação entre as letras (grafemas) e os “sons“ que representam (fonemas).
Nesta atividade é apresentada uma sequência de passos para o ensino das primeiras correspondências entre grafemas e fonemas, tomando como exemplo o /p/ - <P p>. A estrutura desta sessão pode ser replicada alterando os materiais (palavras, imagens, frases) para o ensino de novas correspondências.
O "Curso de Alfabetização para Adultos e Adolescentes" é uma proposta concreta de aplicação do método fónico para o ensino da leitura e da escrita em Português Europeu a jovens e adul-tos que não sabem ler e escrever ou cujas habilidades de leitura e escrita são, por razões de ordem diversa, muito rudimentares.