Aprender Para Usar

Sequência de correspondências grafo-fonológicas

Nesta sequência sintetizam-se e esquematizam-se as correspondências grafo-fonológicas a ensinar. Incluem-se aqui as mais úteis e não necessariamente aquelas que correspondem a uma descrição fonológica académica da língua. É lançado em simultâneo com a nova História Inovadora: "Fafá, Lulu e Vivi", que pode aceder no separador Histórias.



Objetivo Geral

- Sintetizar e esquematizar as correspondências grafo-fonológicas a ensinar.

Contextualização

Esta sequência, apresentada no Manual do Curso de Alfabetização de Adultos e Adolescentes, atende a um conjunto de princípios facilitadores da aprendizagem da leitura.

 Organização

Começa-se pelo ensino das correspondências grafo-fonológicas mais acessíveis, consistentes e simples. As correspondências fonologicamente menos acessíveis, com grafemas complexos, aquelas cuja pronúncia depende de regras posicionais e contextuais, assim como as inconsistentes são introduzidas gradualmente. Do mesmo modo são introduzidas as diferentes estruturas silábicas e aumenta-se gradativamente o comprimento das palavras. Progride-se do mais simples para o mais complexo, o que facilita a aprendizagem da leitura tanto para os adultos, como para as crianças. Por exemplo, os ditongos não são considerados fonemas independentes em português, mas o seu conhecimento pode ajudar na ortografia e pronúncia. O material apresentado na escrita aparece entre os símbolos < >; a correspondência oral é indicada entre barras // com a pronúncia (transcrição fonémica) seguida de exemplo(s) para ajudar os leitores que não conhecem o alfabeto fonético internacional. Na transcrição fonémica, um ponto indica a fronteira silábica, e o símbolo de minuto logo antes da sílaba indica a sílaba forte, tónica. Os casos não apresentados no próprio módulo, mas só depois, no módulo final, aparecem em letras cinzas.


Autores

Régine Kolinsky; Isabel Leite; Cristina Carvalho e José Morais

Referência bibliográfica

Kolinsky, R., Leite, I., Carvalho, C. & Morais, J. (2022). Manual do curso de alfabetização para adultos e adolescentes. Fundação Belmiro de Azevedo. ISBN: 9798836731021.


Publicação: 07.novembro.2022

Recursos

Textos Relacionados