Reforçar Para Usar

MABEL

Avaliação da preparação e aprendizagem inicial da leitura e escrita

Professores e educadores têm muitas vezes que tomar decisões tendo em conta os níveis de desempenho dos seus alunos em leitura e escrita ou em capacidades precursoras da aprendizagem alfabética, de modo a monitorizar as trajetórias de aprendizagem e planear apoios quando necessário. Tais decisões devem decorrer da avaliação, em várias fases, a começar nas etapas iniciais que constituem os alicerces fundacionais da leitura e da escrita hábeis - o conhecimento de letras e a leitura e escrita de palavras. Essas decisões são mais exatas, i.e. menos sujeitas a vieses, quando são tomadas com base em avaliações realizadas com instrumentos apropriados. Este artigo apresenta uma explicitação sumária do rationale das provas da MABEL, Multilanguage Assessment Battery of Early Literacy, uma bateria que tem em conta o estado atual da investigação sobre a aprendizagem e o ensino da leitura e da escrita.

Objetivos

Compreender a relevância da avaliação dos processos psicológicos implicados nas fases iniciais da aprendizagem da leitura e da escrita e a utilidade dessa avaliação.


Material

A MABEL contém testes sensíveis e relevantes para avaliar as competências iniciais de leitura e escrita. Cada teste foi criado para ser paralelo (diretamente comparável) entre línguas (inglês, espanhol, checo, eslovaco, galês, português, ucraniano, francês e polaco). As competências avaliadas são: conhecimento de letras, consciência de fonemas, nomeação rápida, bem como leitura e escrita.


Descrição

Este manual consiste numa apresentação sucinta das razões que justificam a relevância da avaliação dos processos psicológicos implicados nas fases iniciais da aprendizagem da leitura e da escrita e a utilidade dessa avaliação para professores e educadores. Inclui também uma explicitação sumária do rationale da provas selecionadas da bateria MABEL, de Multilanguage Assessment Battery of Early Literacy, que foi desenvolvida no seio de uma equipa internacional tendo em conta a diversidade das línguas através dos vários países europeus, e o estado atual do conhecimento na chamada ciência da leitura, ou seja, a investigação metodologicamente sólida sobre a aprendizagem e o ensino da leitura e da escrita nas nossas sociedades.

O manual remete para o conjunto de testes e tarefas da versão portuguesa da bateria MABEL (Vale, Castro, Loff, Mikulajová, Defior, Málková, & Caravolas, 2022), onde são apresentados em detalhe os vários testes ou tarefas que a integram, e que incluem, em geral e para cada teste, os seguintes componentes: Instruções para Aplicação e Cotação; Folha de Cotação; e onde aplicável os Cartões de Treino e de Teste, a Folha do Participante e os Estímulos. Esses materiais encontram-se disponíveis no site da MABEL.

 

Autoria do recurso

Vale, A. P. & Castro (2024). MABEL: Avaliação da preparação e aprendizagem inicial da leitura e escrita. Fundação Belmiro de Azevedo.


Publicação: 25.setembro.2024


Recomendações

Textos Relacionados